Arte & Criatividade

Minha Cidade, Minha Casa

 ‘Minha Cidade, Minha Casa’ foi um projeto realizado pelos artistas da Arte & Criatividade!

 

Teve como objetivo principal a sensibilização do olhar para a nossa cidade como um espaço que é nosso, fazendo parte da nossa casa. À partir deste olhar especial falamos sobre a possibilidade de transformar o que vemos em arte, assim, escolhemos em conjunto aquilo que desejamos transformar em arte: A árvore em frente às instalações da SmArt Boom! foi o objeto escolhido.

E assim começamos o treino da nossa capacidade de desenhar um objeto real

Este foi um projeto realizado em três fases distintas que levaram o grupo de artistas a chegarem à um belo e divertido produto final:

Na primeira fase observamos e fotografamos a árvore em várias perspetivas.

Também observamos as gradações das cores das folhas feitas a partir da luz do sol e verificamos, assim, onde estavam as luzes e as sombras.

Na segunda fase colocamo-nos a vontade sobre a relva e guiamos o nosso olhar com um lápis na mão, criando um esboço daquilo que víamos, colocando neste desenho toda envolvência sensitiva do momento calmo sentados na relva a sentir a brisa do fim da tarde nos cabelos. 🙂

 

 

Na terceira e última fase do projeto pintamos em aguarela a árvore vista e idealizada por cada um, de acordo com o seu próprio processo de receção e absorção sensorial, com o esboço ao lado e sem acesso a fotografia e a imagem real da árvore, recorrendo apenas à memória sensível do que vimos e sentimos.

Este foi um projeto que foi inserido no Programa No-Boundaries, um projeto Co-organizado pelo Comitê de Não-Fronteiras, Columbia Global Centers .

O grupo de Arte & Criatividade foi convidado diretamente pelos organizadores do programa, que visualizaram as fotografias desta aula no Instagram, tocando-os a nossa forma de estar e produzir arte. Sendo assim, inscrevemo-nos na Terceira Exposição Internacional de Arte Sem Limites que foi lançada em 1 de fevereiro de 2018 para jovens artistas do jardim de infância ao ensino médio em todo o mundo. Este ano, No-Boundaries apresentará em Pequim, Paris e Nova York sob o tema “One Tree, One City”.

No-Boundaries in 2018 apresenta um formato de exibição inovador. Ao exibir 100 pinturas reais de jovens e crianças ao redor do mundo, também mostrará todas as obras de arte alinhadas com a visão e o tema de No-Boundaries por meio de exibição digital e galeria online para encorajar nossa próxima geração a participar de artes e proteção ambiental. No futuro, através da rede dos Centros Globais da Universidade de Colúmbia, No-Boundaries convidará um país ou região para participar da Exposição todos os anos, de maneira a que os jovens cidadãos poderão atravessar as fronteiras entre regiões e nações, para pedir ao mundo uma melhor harmonia entre os seres humanos e a natureza.

A No-Boundaires não é uma competição, mas uma plataforma internacional de arte e educação. “Esperamos cultivar cidadãos globais socialmente responsáveis ​​e cuidadosos que possam impactar o futuro com perspectivas diferenciadas por meio da educação em artes visuais”, disse a Sra. Baitong Yan, fundadora da No-Boundaires.

 

Totalmente de acordo com a Visão No-Bounderies! Nós da SmArt Boom! teremos a honra e o prazer de participar e divulgar esta linda iniciativa! 😉

A Arte não tem fronteiras!!!

Em nome da SmArt Boom! Os pequenos artistas  da Arte & Criatividade agradecem o convite 😉

POSTER-IN-EN-VERSION-1shrink

http://www.noboundariesartshow.org/en/

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s