Bordado

Aulas de Bordado com a Professora Natalyia Hanzha

Todas as quintas-feiras das 14:30 às 17 horas!

Inscrições Abertas: 35€ Mensais

VAGAS LIMITADAS!

IMGP2909História do Bordado

A História mostra, que o bordado originou-se na pré-história, o primeiro ponto utilizado foi o ponto cruz que era usado nas vestes dos homens das cavernas (feitas de pele de animais).

As agulhas eram feitas de ossos e a linha das tripas dos animais ou de fibras vegetais.

O bordado se espalhou pelos Estados Unidos, Ásia e Europa, na Inglaterra em 1598, foram encontrados os primeiros trabalhos.

No século XIX foram encontradas amostras de uma jovem chamada Elizabeth Jacobs de Long-Stowe, Inglaterra, fabricado em 1880.

O bordado ao longo dos anos foi se aperfeiçoando, passou por várias transformações, mas sem perder a essência.

A Professora Natalyia Hanzha fez uma tradução livre do nome da técnica do bordado com fitas de cetim- como é conhecido em Portugal e no Brasil – para Bordado Rococó.

Cá em Portugal, na Espanha e no Brasil o bordado rococó, é a técnica de bordado que dá pequenas voltinhas na linha com agulha e forma pequenos nozinhos no tecido:

bordado rococó -Fralda boca

A tradução livre da Professora Natalyia tem a ver com o aspeto final do bordado com fita de cetim, que remete ao movimento Rococó, um movimento artístico europeu, que aparece primeiramente na França, entre o barroco e o Arcadismo. Visto por muitos como a variação “profana” do barroco, surge a partir do momento em que o Barroco se liberta da temática religiosa e começa a incidir-se na arquitetura de palácios civis, por exemplo. Literalmente, o rococó é o barroco levado ao exagero de decoração.

Aqui está uma peça sendo produzida por uma das artistas da turma:

IMGP2917

Fontes:

https://blog.costurebem.net/o-bordado/

http://bellartatelier.blogspot.pt/2013/07/maravilhoso-quadro-bordado-com-fitas-de.html